Google+

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Elizabeth I: Poder e obsessão por pérolas

Oi oi :)


Não é novidade nenhuma se eu disser que o povo nobre era 'iluminado' por suas joias, não é mesmo?

Henrique VIII, usava mais joias que qualquer uma de suas seis esposas. Suas pérolas eram usadas para enfeitar seus mantos, casacos, chapéus e até sapatos.



Vocês conhecem a chamada Elizabeth I, a filha de Henrique VIII e Ana Bolena?



Ela era O-B-C-E-C-A-D-A por pérolas... Conhecida na história como a mais ávida amante de pérolas que o mundo conheceu!
Habitualmente, curvava-se pelo uso pesado de seus colares com 7 ou mais voltas de pérolas (a mais longa chegava até o joelho).


Em seu guarda-roupa havia mais de 3 mil vestidos bordados com pérolas, 8 perucas igualmente enfeitadas, peitilhos cheios de pingentes, golas, punhos e mantos. Além da coleira de seu mimado arminho de estimação, que também era enfeitada com pérolas.
Ostentação é pouco!!





Entre todos os seus colares, o mais famosos era formado por 6 fios de pérolas, das quais 25 grandes, no formato de gotas.



Este colar foi um presente de casamento que o papa Clemente VII deu ao rei Henrique II da França e à Catarina de Médicis. Em seguia passou a pertencer à Mary Stuart, quando ela se casou com Francisco II, filho de Catarina.

Com a morte de Francisco II, Mary Stuart tornou-se rainha da Escócia e o colar continuava sendo seu.
Elizabeth I via no reinado de Mary uma ameaça a sua soberania e desejando também o colar, não titubeou em ordenar que Mary Stuart, rainha dos escoceses, fosse decapitada.
O trono escocês  assim como o colar, passaram para Jaime VI, filho de Mary.

Elizabeth comprou as pérolas de Jaime pela bagatela de 300 libras esterlinas (algo em torno de R$1.136,00).

Ele só foi se vingar em 24 de março de 1603 (16 anos depois), quando na ocasião de sua morte, Elizabeth, a Rainha Virgem, teve de lhe reconhecer como herdeiro do trono, visto que ela nunca se casou, nem deixou herdeiros, apesar de seu famoso caso com o conde de Leicester, Robert Dudley.

Jaime VI



O fascínio de Elizabeth por pérolas, indica que as gemas além de belas e valiosas, contribuíam para que ela transmitisse a aparência de força, ressaltando assim, o poder Real.



Solteira e com o poder de governar um dos maiores impérios do mundo, ela se valeu de todos os meios para criar uma forte imagem de autoridade.


Somou a conotação de poder à de pureza e castidade que as pérolas já possuíam, evidenciando desse modo, seu jeito de exibir ao mundo a imagem de uma rainha sem mácula.

A quantidade excessiva de adorno pessoal, que chegava a lhe causar dores no corpo, ajudou a nutrir uma aura de superioridade e a pérola se tornou a marca registrada de seu longo reinado.


  Gente!

Imagina essa mulher conhecendo o Mundo das Pérolas!!!!

Com valores acessíveis, peças lindas, modelos modernos... Além claro, dos clássicos... Ela não precisaria decapitar ninguém!
Era só escolher, empacotar, pagar e levar!
Isso tudo com garantia vitalícia nas pérolas... 
Muito mais fácil, né?!

Quem gostou da ideia não perde tempo!
Vai logo pro Shopping TOTAL  e passa lá no Mundo das pérolas!

(Av. Cristovão Colombo, 545, Loja 2144 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS)



Beeeijos... Até a próxima! 



2 comentários:

  1. olá tudo bem, gostaria de saber de onde tirastes estas informações? fiquei muito interessada. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Inicialmente utilizava como base o livro "A Pérola | História, cultura e mercado"... Recomendo a leitura, pois é bem completo no que se diz respeito a pérolas.
      Também recolho informações através de pesquisas na internet e conhecimento pessoal.
      Obrigada pelo interesse!

      Excluir